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Semântica e Pragmática
Vimos, acima, que não é possível fazer uma imagem pictórica do conceito de uma preposição. Entretanto, quando nos deparamos com exemplos como os em (6) e (7), sabemos que a relação que se estabelece entre médico e Chico em (6) é diferente da relação entre médico e Chico em (7). Isso mostra que os conceitos que temos das preposições ‘de’ e ‘com’ nos ajudam a fazer categorizações adequadas a respeito das relações entre entidades. Ou seja, por causa dos conceitos que temos das preposições ‘de’ e ‘com’, colocamos as relações expressas nas sentenças (6) e (7) em categorias diferentes.
Tomemos, ainda, como exemplos as sentenças entre (8) e (11)
É impossível fazermos uma imagem pictórica mental dos conceitos de verbos como ‘ser’ , ‘estar’, ‘ter’, etc. Entretanto, quando estamos diante de exemplos como (8), (9), (10) e (11), vemos que somos capazes de apreender os conceitos desses verbos, na medida em que somos capazes de colocar as relações estabelecidas por esses verbos em categorias diferentes. Sabemos que a relação entre Chico e um bom professor, estabelecida pelo verbo ‘ser’ (em (8)), é diferente da relação entre Chico e um bom professor, estabelecida pelo verbo ‘ter’ (em (9)). Da mesma maneira, sabemos que a relação entre Chico e bonito estabelecida pelo verbo ‘ser’ (em (10)) é diferente da relação entre Chico e bonito estabelecida pelo verbo ‘estar’ (em (11)).