top
Morfologia
7.2 A expressão de tempo e modo

1. A regularidade do processo: novamente, é impressionante a regularidade com que os verbos expressam tempo e modo. Há exceções, que se devem à defectividade de alguns verbos, mas elas não são em quantidade suficiente para comprometer a afirmação geral.
No entanto, é preciso aqui também considerar a existência de alomorfia Algumas alomorfias são muito simples, como a que existe na forma do futuro do indicativo, que pode ser observada quando opomos as formas cantarás e cantaremos. Como -s é a marca de 2a pessoa do singular e -mos é a marca da 1a pessoa do plural, é facil ver que o morfema do futuro do presente tem duas realizações distintas: como -ra- e como -re-.
Todavia, existem casos mais complexos, que são por isso mesmo mais interessantes. Por exemplo, a existência de sincretismo entre a forma do pretérito perfeito e do presente do indicativo na 1a pessoa do plural – cantamos nos dois casos – sugere que tanto o presente do indicativo quanto o pretérito perfeito apresentam o morfema ø como forma para a desinência modo-temporal: ambas as formas se analisam como cant-a-ø-mos, certo?