top
Morfologia
Estamos nomeando estas classes como "grandes classes" porque pelo menos duas delas são o que chamamos de classes "abertas", isto é, são as classes que permitem a entrada de novas palavras com bastante facilidade: a cada vez que aparece um objeto novo ( por exemplo , uma nova criação da tecnologia) é possível inventar um nome para dar a ele ou um verbo para dizer o que ele faz.
Mas essas não são as únicas classes de palavras que existem nas línguas e Mattoso Camara sabe disso. No entanto, o que ele vai dizer é que, para definir as classes "menores" (aquelas que são "fechadas", isto é, que não permitem a entrada de elementos com facilidade), basta o critério funcional ou sintático, porque a função delas é relacionar entre si e uns com os outros os nomes, os pronomes e os verbos. Por isso, "vocábulo conectivo" é o nome dos integrantes destas classes para este autor.
A conexão pode se fazer de modo a tornar um elemento o determinante do outro, como em cadeira de praia, em que cadeira tem a função substantiva e de faz com que praia assuma a função adjetiva dentro desse grupo nominal. Neste caso, estamos falando de "conectivos subordinativos", exatamente porque subordinam um termo a outro. Por outro lado, a conexão pode também apenas adicionar um termo a outro, sem alterar sua função: mesas e cadeiras ou (cadeiras) bonitas mas frágeis são exemplos desse tipo de conexão; as palavras responsáveis por ela – e e mas nesses exemplos – são chamadas "conectivos coordenativos" pelo autor.