top
Leitura e Produção deTextos






1.3.2. Exemplo na libras

Observe, agora, um exemplo similar em libras:

(5a) ALUNO CERTO INTÉRPRETE NÃO UM

(5b) UM ALUNO NÃO INTÉRPRETE SENTAR CERTO

Os exemplos em (5a) e (5b) mostram casos de usos da libras que carecem de recursos coesivos gramaticais. A libras, assim como qualquer outra língua, tem regras para organizar as palavras dentro da frase. Se a ordem dos elementos for completamente aleatória, como em (5a), a seqüência lingüística dificilmente será vista como algo comunicativo pois é difícil extrair um sentido único, coeso da passagem.

Quando colocamos os elementos na ordem correta, como em (5b), já fica mais fácil extrair um significado da passagem. Contudo, o exemplo em (5b) continua carecendo de recursos gramaticais próprios da libras. A passagem foi sinalizada na ordem apropriada dos sinais, mas sem nenhuma expressão facial, sem nenhum ritmo dos sinais manuais, sem nenhum movimento corporal. Para ver a frase em libras fluente, natural, veja o exemplo abaixo:

(6) tronco _________trás _________________frente
mãos UM ALUNO NÃO INTÉRPRETE SENTAR CERTO