Para compreender os processos de produção e recepção de textos, precisamos ter uma compreensão mais profunda do que é um texto. Em geral, a palavra "texto" costuma ser usada como um sinônimo de "texto escrito". Produzir um texto significaria escrever um texto, enquanto receber um texto significaria ler um texto. Nos estudos científicos, porém, o conceito de texto tem sido pensado de uma maneira mais ampla. Na área de pesquisa conhecida como lingüística textual, os estudiosos consideram texto não apenas as produções escritas, mas também as produções orais das sociedades .
Para a lingüística textual, então, podemos pensar que todo texto se caracteriza como uma seqüência lingüística. O contrário, contudo, nem sempre funciona. Não são todas as seqüências lingüísticas que se caracterizam como textos Veja essa relação na figura
O fator crucial que irá qualificar uma seqüência lingüística como sendo ou não textual é a sua comunicabilidade, isto é, a capacidade que um texto tem de comunicar algo.
Mas ainda assim nós podemos pensar na seguinte pergunta: o que faz com que uma seqüência lingüística consiga comunicar algo e uma outra seqüência lingüística diferente não consiga fazer isso? Para responder a essa pergunta, vamos discutir sete fatores que influenciam a produção e recepção de textos.
Em outras áreas, como a semiótica, a definição de texto pode incluir não apenas os aspectos verbais, ou lingüísticos propriamente ditos, mas também os aspectos não-verbais, como cores, desenhos, fotos, etc. Outra coisa importante é que o conceito de ?oral? aqui usado não está restrito ao uso das línguas orais. Oralidade, no sentido que é discutido neste curso, está relacionada a toda a forma de comunicação viva, face-a-face, em tempo real, que existe entre as pessoas, inclusive nas comunidades surdas. Você pode pensar no conceito de oralidade como significando (corp)oralidade, pois, na verdade, a oralidade envolve não apenas o uso do aparato vocal e auditivo, mas também os gestos, as expressões faciais e corporais.