Observe como isso acontece essa frase (4) que durante um tempo, foi anunciada por locutores esportivos após jogos de futebol na televisão.
(4) Pratique esPORrte, não violência.
A seqüência em (4) é claramente comunicativa em grande parte devido à gramática do português. A gramática nos permite estabelecer relações mais claras entre as palavras. Se distribuíssemos as palavras do exemplo (4) aleatoriamente, como em "Não esporte praticar violência", qualquer pessoa que ouvisse essa frase teria dificuldades para entender o que se está querendo comunicar. Isso porque, sem o apoio da gramática, não sabemos como estabelecer as relações entre as palavras da seqüência, extraindo uma idéia clara e unificada. Assim, seqüências aleatórias como "Não esporte praticar violência", ou "Violência praticar não esporte" seriam pouco ou nada comunicativas.
Além da ordem das palavras, a prosódia da frase também contribui para identificarmos a relação entre as palavras. Nessa passagem, observamos o uso de um recurso prosódico, o acento, sobre a sílaba "por" da palavra "esporte" (acento marcado pelas maiúsculas). Lembre-se que a prosódia é um conjunto de recursos da língua que acontecem ao mesmo tempo em que as palavras são ditas. Pois bem, o acento é uma mudança no modo de pronunciar a palavra, sendo um desses recursos que acontecem ao mesmo tempo em que a palavra é enunciada. O acento forte em "esporte?, então, serve para dar destaque a essa palavra, contrastando-a com "violência". É como se o acento mostrasse que "esporte" e "violência" são conceitos opostos, que não combinam em nada, e que o "esporte" é que é valorizado.