top
Leitura e Produção deTextos
15) Pedro e Maria eram um casal de jornalistas. Pedro estudava pós-graduação e Maria trabalhava como editora de um jornal. Os dois andavam muito estressados nos últimos tempos: ele, porque tinha que estudar muito; ela, porque precisava publicar um editorial por semana na nova revista em que trabalhava.
Certa noite, às 2 horas da madrugada, Pedro acordou preocupado com a prova do dia seguinte e não conseguiu mais dormir. Notando a luz do monitor do computador ainda acesa e a poltrona vazia, ele se levantou e foi até a cozinha. Lá estava Maria, sentada com os olhos fixos no chão e um copo cheio de café na mão:
A- O café tá bom?
B- Só escrevi duas páginas até agora!
A- E eu sinto falta da meditação.

Situando o diálogo numa situação específica, os turnos de cada falante adquirem rapidamente um sentido unitário: a dificuldade de um casal em lidar com as pressões da vida profissional e escolar. O café durante a madrugada indica a tentativa de Maria de permanecer acordada para dar continuidade a um trabalho de seu próximo editorial, ainda limitado a apenas duas páginas. Compartilhando a angústia de Maria em face de seus próprios problemas, Pedro lamenta a falta da prática de meditação que deveria ajudá-lo a superar esses momentos difíceis de pressão.