top
Leitura e Produção deTextos






No caso de um texto como “O bebê chorou. A mãe pegou-o no colo”, os vários exemplos de questionamentos do receptor do texto, dados acima, mostram que esse usuário não estava sendo cooperativo por algum motivo (ignorância, loucura, provocação, etc). Mas em outros casos, o questionamento do usuário que recebe o texto é muito importante. Às vezes, o questionamento do receptor do texto mostra, na verdade, que ele está sim sendo cooperativo, que está sim tendo uma atitude de aceitação. São os casos em que o receptor sente a necessidade de fazer um reparo, isto é, de iniciar um questionamento sobre alguma coisa que não está clara para tornar a comunicação mais bem sucedida.

Vamos ver um exemplo prático, tirado de uma mensagem de celular que um amigo surdo me enviou um dia:

(9) Olá bom dia? Eu estou aqui metrô já perto. Vc encontrar me não demorar. Um abraço.

A dificuldade com o português faz com que meu amigo surdo não saiba usar muito bem os recursos gramaticais da língua portuguesa. Esses recursos dariam maior coesão ao texto e tornariam mais clara e explícita a idéia a ser comunicada. Porém, como eu sei que o produtor desse texto, meu amigo, tem a intenção de comunicar algo, sou capaz de tolerar problemas de coesão e coerência e continuar vendo a mensagem como um texto, isto é, como uma seqüência lingüística que vai me comunicar algo. Para que eu possa garantir uma comunicação efetiva, contudo, preciso fazer alguns esclarecimentos com o meu amigo.