Se o usuário do texto e o seu conhecimento são tão importantes quanto o texto em si , precisamos considerar mais cuidadosamente o papel desse usuário. Vamos discutir agora, então, dois fatores que podem ser entendidos como externos ao texto: a intenção do usuário que produz um texto e a aceitação do usuário que recebe um texto.
Quando queremos atingir um objetivo, há várias maneiras de chegarmos até esse objetivo. Por exemplo, se um governante quiser que as pessoas não bebam álcool, ele pode proibir o uso do álcool e colocar a polícia para perseguir e prender as pessoas que bebem escondido. A força da lei e da coerção, nesse caso, é o meio para se atingir o objetivo do governante, que é o fim do consumo de álcool. Diferentemente, o governante pode utilizar a língua para alcançar esse mesmo objetivo. Ele pode manter o uso do álcool legalizado, mas produzir propagandas informativas sobre os problemas que o álcool causa. Nesse sentido, os textos podem ser entendidos como instrumentos, ou meios, para atingir determinados objetivos, ou fins.
A intenção do produtor do texto é um fator textual que está mais ligado ao usuário do texto do que ao texto em si. Todo texto tem um produtor que tem a intenção de produzir uma seqüência lingüística comunicável. O que deve ser comunicado depende do objetivo que o produtor do texto tem em mente. De acordo com os seus objetivos, ele irá trabalhar fatores como a coesão e a coerência para poder alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.
Apesar disso, alguns gêneros textuais se especializam para a realização de determinados objetivos ou funções sociais. Por exemplo, um artigo acadêmico tem o objetivo específico de debater uma idéia científica e persuadir o seu leitor dessa idéia. Se o produtor de um texto tiver outro objetivo em mente, como o de fortalecer laços sociais, ele deverá encontrar um outro gênero textual que tenha abertura ou que seja específico para esse propósito