Nós vimos em 1.3. que a gramática da língua é um fator crucial para dar coesão ao texto. Essa discussão será retomada com maior profundidade na Unidade II. Lembre-se que coesão é o modo como as palavras, expressões e as frases de um texto demonstram uma relação, uma ligação, uma conexão entre si. Pois então, a gramática é um dos recursos que constroem ligações claras entre as palavras de uma seqüência. Nós vimos que quando um texto não tem uma ordem de palavras adequada, ou quando não tem prosódia nenhuma, é difícil ver as relações entre as palavras. Porém, a gramática não é o único fator importante para tornar uma seqüência lingüística comunicável. Há outros fatores que também precisamos considerar.
Nessa placa de trânsito, vemos que a gramática da língua portuguesa, em si, é insuficiente para que possamos tirar um significado claro da seqüência. Mas por que a gramática aqui é insuficiente? Ora, há duas maneiras possíveis de interpretar essa seqüência. Cada maneira envolve um tipo de relação gramatical diferente entre as palavras e as diferentes relações gramaticais resultam em sentidos distintos. Num primeiro caso, poderíamos interpretar "devagar" como sendo um advérbio modificador da expressão "crianças circulando". Assim, as três palavras da seqüência (7) pertenceriam a uma única oração. Nessa interpretação, a seqüência expressaria o modo lento como as crianças circulam na região. Esse sentido poderia ser explicitado gramaticalmente como: " As crianças estão circulando de maneira devagar ".