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Análise do Discurso L06






Assim, pessoas que circulam em um número mais expressivo de ambientes grafocêntricos, isto é, centrados na escrita, são normalmente expostas a um número igualmente expressivo de gêneros textuais. Entretanto, não há indivíduos que possam dominar todos os gêneros em todos os ambientes – ou regiões – culturais. Desse modo, o aprendizado de gêneros é uma prioridade para que as pessoas possam exercer sua cidadania efetivamente, ou seja, trata-se de uma forma de emancipação.
Além da definição geral que demos no início desta seção – um gênero textual é um tipo de texto – os gêneros podem, também, ser definidos como atividades semióticas, isto é, atividades de produção de significados – realizadas por meio da linguagem e reconhecidas por sua organização retórica e suas funções.
Seria recomendável que você agora checasse o mapa conceitual desta disciplina. Lá, você vai ver a afirmação de que o discurso se manifesta em gêneros textuais – escritos ou falados – e que os gêneros textuais se caracterizam por determinada função comunicativa e organização retórica.