Ao final desta unidade, você deve ser capaz de reconhecer a importância do contexto nos estudos de discurso, bem como a diferença entre registro e gênero. Você deve identificar, ainda, como cada uma dessas duas dimensões contextuais é utilizada na Análise do Discurso, reconhecendo as dimensões de campo , relações e modo no que diz respeito ao registro, bem como a noção de unidades e funções na análise da organização retórica no que tange a gêneros. Para estudarmos as relações entre o discurso e o contexto, ou ainda, entre o uso de textos específicos e processos sociais, importa que tenhamos presentes as discussões empreendidas nas áreas de estudos de registro e de gênero, uma vez que abrem caminho para examinarmos o impacto do contexto sobre a linguagem e vice-versa. Vários pesquisadores e professores – tais como Martin (2001) e Eggins (2004) – que trabalham com a Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF), originalmente desenvolvida por M.A.K. Halliday nas décadas de 50 e 60, propõem que olhemos para a linguagem em termos de sua interligação com dois níveis do contexto: contexto da situação e contexto da cultura. Na medida em que avançarmos nesta unidade, vai ficar claro para você que a noção de registro se liga ao contexto da situação, e a noção de gênero se relaciona ao contexto da cultura.
REGISTRO Registro é a configuração de escolhas lingüísticas apropriadas a cada contexto de acordo com as variáveis campo, relações e modo. Em outras palavras, o registro pode ser definido como o conjunto de escolhas que fazemos de elementos da linguagem – em diferentes contextos – em termos de campo, relações e modo.