top
Análise do Discurso L06






2.3 - CONTEXTO DA CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS

Um gênero textual é, antes de mais nada, um tipo de texto. Pode ser tanto escrito como falado e pode vir acompanhado de outros recursos semióticos como imagens, sons, música. Muitas vezes, reconhecemos o gênero automaticamente ao ler ou ouvir apenas um dos seus componentes.
Segundo Bakhtin (1992) , interagimos por meio de um determinado gênero, o que acontece em uma determinada esfera social. A esfera social associada aos gêneros, da perspectiva da LSF que aqui utilizamos é o contexto da cultura. Esse nível do contexto (veja Figura 2.1 apresentada no item 2.1) estende-se para além do contexto da situação e corresponde às estruturas sociais mais amplas que influenciam os textos e podem ser por eles influenciadas. É dentro do contexto cultural que se constroem os gêneros. Na verdade, os gêneros são expressões de aspectos da cultura e há pesquisadores, como Martin (2001), por exemplo, que chegam a definir cultura como sendo um conjunto de gêneros.
Diferentes áreas – ou regiões – da cultura humana desenvolvem diferentes gêneros, como também observa Eggins (2004) Veja exemplos .