top
Análise do Discurso L06
         
 
A força ilocucionária, por sua vez, refere-se à intenção do texto ou à sua função global, bem como à intenção ou à função dos seus vários estágios. Assim, para efeitos de nossas análises, força ilocucionária é sinônimo de função retórica. Já fizemos incursões a respeito da função da narrativa, bem como dos seus vários estágios. É importante você retornar à Unidade 2 para retomar as noções já apresentadas a respeito desse assunto. No que tange ao texto de Garfield, parece-nos que a função retórica – ou força ilocucionária – geral é entreter, como já referimos, pois esta é a expectativa motivada pelo gênero. O entretenimento resulta da nossa capaciadde de atribuir coerência ao texto e, mais especificamente, da compreensão do inter-relacionamento entre os elementos da estrutura textual – situação-avaliação-base.
 Voltemo-nos, agora, a aspectos de intertextualidade e interdiscursividade. O primeiro termo refere-se ao uso, explícito ou não, de excertos ou características de outros textos em um determinado gênero, ao passo que o segundo se refere à inclusão de outros discursos em um determinado gênero.
 Na presente análise, a intertextualidade inclui a obediência aos cânones típicos do gênero tirinha. O autor, Jim Davis, obviamente, não está inventando esse gênero, mas sim seguindo padrões já estabelecidos, contemplando, por exemplo, a integração de elementos lingüísticos e visuais. Sem essa integração, nosso objeto de análise não seria uma tirinha. Sob a perspectiva da instanciação de gêneros, todos os textos têm um grau de intertextualidade, a não ser que estejamos inventando um gênero totalmente novo, algo bastante distante da realidade.