top
Análise do Discurso L06
         
 
Unidade 4 - ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO:

UM EXEMPLO DE ANÁLISE
Gostaríamos, agora, de propor a você um exemplo de análise crítica do discurso, já elaborada em Meurer (2007), em que o autor integra conhecimentos provenientes da Análise Crítica do Discurso e da Lingüística Sistêmico-Funcional para a discussão de uma breve tirinha de Garfield – gato gordo e preguiçoso, personagem criado por Jim Davis.
Para tanto, recorremos à Lingüística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday (1994) com vistas a apresentar a você algumas particularidades dessa teoria a fim de que você reconheça a existência de três tipos de significados articulados simultaneamente pela linguagem, quais sejam o ideacional, o interpessoal e o textual (chamados de metafunções na teoria sistêmico-funcional). Essas metafunções pertencem ao estrato semântico da linguagem, representado na Figura 2.1.
Cada uma das metafunções possibilita fazer algo com a linguagem. Significados ideacionais têm a função de codificar – ou expressar – nossa representação da realidade, o que cria, reflete, reforça e/ou desafia nossos sistemas de conhecimentos e crenças. Significados interpessoais manifestam a forma como estabelecemos identidades e relações sociais. Por fim, os significados textuais, relativos à organização do texto (oral ou escrito), revelam o que os(as) falantes ou escritores(as) salientam – ou não – em seus textos.