O termo interdiscursividade nos leva a reformular levemente a noção de discurso que apresentamos anteriormente. De acordo com o filósofo e historiador francês Michel Foucault, discurso é um termo abstrato para captar a forma de percepção ou visão do mundo de diferentes instituições. Nesse sentido, a noção de discurso se assemelha à percepção consensual de discurso a que nos referimos na Unidade 1. É preciso, entretanto, elaborar a escopo de discurso em maior detalhe, o que fazemos a seguir com base em Foucault e outros pesquisadores que adotam sua perspectiva de discurso, como o educador Gunther Kress e o próprio Norman Fairclough, a quem já fizemos várias alusões. O discurso é um termo abstrato referente à forma como as diferentes instituições sistematicamente expressam, por meio de textos, seu entendimento da realidade. Além disso, essas formas de expressão ou representação da realidade trazem, em seu bojo, proibições e incentivos relativos a expectativas de comportamento das instituições e das pessoas. Assim, os discursos, veiculados por meio de textos de diferentes gêneros, procuram regular não somente a percepção, mas também o comportamento dessas instituições e das pessoas que delas fazem parte.