Nas décadas de 60 e 70, várias áreas do conhecimento, tais como a lingüística, a antropologia, a sociologia, a filosofia, a psicologia, entre outras, iniciam uma busca crescente pelo estudo da linguagem, mais precisamente pela relação entre o uso de linguagem e o momento social/político/histórico em que tal uso se dá. A Análise do Discurso surge em meio a esse contexto, em que os estudiosos procuram entender o processo de construção de sentidos em situações reais de uso de linguagem. Para fazer Análise do Discurso, alguns princípios básicos devem ser respeitados. Hoje, segundo nos relata Caldas-Coulthard (1997), dentre as pesquisas resultantes dessa área do conhecimento, podemos destacar abordagens críticas e não-críticas do discurso. Das abordagens não-críticas, fazem parte, por exemplo, os estudos de análise da conversação (LABOV, 1972; SACKS, SCHEGLOFF, JEFFERSON, 1974; MARCUSCHI, 1986; entre outros), e o trabalho de Sinclair e Coulthard (1975) acerca do discurso de sala de aula. Nesses estudos, está em pauta a descrição das práticas discursivas e a identificação da influência do uso de linguagem, da comunicação e da interação no contexto de sala de aula (no caso dos estudos de Sinclair e Coulthard, por exemplo); ou seja, investiga-se como se dá a interação professor-aluno nesse contexto social (como inicia a aula, quem inicia, quem pergunta, quem responde, como se pergunta, como se responde, como se reage a uma resposta e assim por diante) e de que forma o uso de linguagem e as crenças dos participantes sociais desse contexto contribuem para essa realidade.
ESTUDIOSOS A tarefa dos analistas do discurso é investigar as formas pelas quais o contexto social e as crenças influenciam o uso de linguagem e/ou vice-versa, isto é, o modo como o uso da linguagem influencia o contexto social e as crenças (VAN DIJK, 1997); trata-se de uma teoria social de discurso. Note-se que os estudos na área têm prestigiado, tradicionalmente, a primeira perspectiva: as formas pelas quais o contexto social e as crenças influenciam o uso de linguagem. Há necessidade de mais pesquisas sobre a segunda perspectiva: o modo como o uso da linguagem influencia o contexto social e as crenças.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DEVEM SER RESPEITADOS Princípios básicos que devem ser respeitados ao fazermos Análise do Discurso:
• análise de textos reais: analistas do discurso investigam textos que ocorrem em situações reais de uso de linguagem na comunicação e na interação;
• análise do contexto: discursos são analisados como parte constitutiva de seu contexto local, global, social e cultural (a ser explorado na Unidade 2 – sobre gênero e registro);
• análise do discurso como prática social: discursos devem ser entendidos como práticas sociais e não como atividades individuais (a ser elaborado na Unidade 3 – sobre a Análise Crítica do Discurso).