Unidade 1 - A ANÁLISE DO DISCURSO COMO UMA DISCIPLINA DOS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
Ao final desta unidade, você deve ser capaz de identificar a Análise do Discurso como uma disciplina dos estudos lingüísticos. Antes de começarmos nossas discussões acerca da Análise do Discurso, importa que entendamos o seu status dentro dos estudos lingüísticos. Para tanto, optamos por iniciar este estudo trazendo uma figura que permite visualizar o escopo da ciência lingüística (WEEDWOOD, 2002, p. 11). Os elementos contidos no núcleo duro compõem o que Weedwood (2002) denomina microlingüística . Por outro lado, as disciplinas contidas nos raios são entendidas pela mesma autora como macrolingüística . O que confere à Análise do Discurso, assim como às outras disciplinas, o status de disciplina é o número expressivo de produções científicas nessas áreas do escopo lingüístico, tanto em nível nacional como internacional. Para fins de nossos estudos, partimos, nas próximas unidades, para o entendimento de discurso e de linguagem para os fins de nossos estudos. As noções que abordaremos são básicas para a compreensão da área da Análise do Discurso, incluindo as razões pelas quais o discurso ganhou tamanha expressividade dentro da ciência lingüística e, também, as questões relativas a como surgiu a Análise do Discurso, em que consiste e quais as implicações/possibilidades dessa disciplina de estudos lingüísticos. Vamos lá?
DISCIPLINA DOS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS Além de estabelecer tal identificação, você deverá definir preliminarmente a noção de discurso subjacente aos estudos em Análise do Discurso, reconhecendo a perspectiva funcionalista de linguagem que perpassa os trabalhos nessa área, bem como as origens e principais características da disciplina em questão.
FIGURA Figura 1.1: A Análise do Discurso em meio aos estudos lingüísticos
Perceba que a figura é composta por um núcleo, comumente referido como núcleo duro da ciência lingüística, no qual estão dispostos os níveis de análise lingüística, quais sejam: fonética, fonologia, sintaxe, morfologia, lexicologia e semântica; e por raios que determinam as disciplinas de estudos lingüísticos, dentre as quais, como mostra a figura, incluímos a Análise do Discurso.