top
Análise do Discurso L06






Como você já deve ter percebido, a linguagem tem importância constitutiva nessa ciência. É relevante, portanto, que você tome conhecimento dos dois paradigmas que têm orientado os estudos lingüísticos: o paradigma formal e o funcional.
Importa, nessa discussão, que você entenda que a vertente formalista vê a linguagem como um fenômeno mental e a estuda como um sistema autônomo e independente de fatores externos ao texto, ao passo que a vertente funcionalista considera a linguagem um fenômeno eminentemente social e, desse modo, a estuda em relação à sua função social.
Voltando à discussão das características externas à linguagem que terminam por influenciar nossas práticas discursivas .
E agora? Em qual das duas concepções de linguagem (formalista ou funcional) você acha que se embasa a Análise do Discurso? Bem, após a discussão até o momento empreendida, julgamos não ser difícil para você responder a essa pergunta, certo? É claro que a Análise do Discurso se apóia na vertente funcional de linguagem.
Para os analistas do discurso, importa não somente a situação (as situações) em que se usaria cada qual dos discursos exemplificados anteriormente, mas, também, a quem poderíamos nos dirigir com cada uma das formas utilizadas (sugestão e comando), que representações da realidade subjazem em nosso uso de linguagem; enfim, o que fazemos com a linguagem.
Vamos adiante? Identificaremos, no próximo item 1.2, as origens da Análise do Discurso. Tenha sempre em mente o conceito de discurso, bem como as quatro dimensões da linguagem de que tratamos até agora.