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Análise do Discurso L06






É importante observar que os textos – associados a contextos a serem igualmente estudados – resultam, na verdade, da interação simultânea entre as quatro dimensões citadas. Assim, essas subdivisões da linguagem devem ser vistas não tanto como delimitações rígidas, mas como parâmetros organizacionais, pedagógicos e metodológicos para enfoques de pesquisas e estudos específicos.
Daremos ênfase à dimensão da linguagem como comportamento. Vale enfatizar, no entanto, que todos os discursos contêm uma face como sistema, uma como conhecimento, uma como comportamento e ainda podem apresentar uma face artística. Talvez nesse sentido, possamos dizer que o discurso se complexifica ainda mais porque cada uma das escolhas nessas quatro dimensões depende do contexto, como veremos na Unidade 2.
A face da linguagem como conhecimento se revela nas crenças; representações da realidade; no modo como as pessoas vêem e entendem o mundo, o seu entorno etc. Já a face comportamental se traduz naquilo que as pessoas fazem – ou querem fazer – por meio da linguagem: pedir ou dar informação ou bens e serviços, posicionar-se, persuadir etc. Finalmente, a face do discurso como arte se manifesta em muitas obras da literatura, em alguns textos da indústria da propaganda, e até mesmo em declarações de amor elaboradas com esmero.
Enfim, o discurso engloba todo o enunciado que faz sentido para os interlocutores, independentemente do número de palavras, frases ou sentenças que compõem esse enunciado
Assim, o discurso é concebido como uma forma de sistema, de cognição, de ação social – podendo ou não conter um viés artístico – e, como tal, é merecedor de nossa atenção e digno de uma ciência que se dedique a ele, como é o caso da Análise do Discurso.