top
Análise do Discurso L06






1.1 UMA DEFINIÇÃO INICIAL DE DISCURSO PARA FINS DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO

Como concebe Van Dijk (1997), seria bom se pudéssemos espremer tudo o que sabemos sobre discurso a fim de propor uma definição única, clara e objetiva.
Em consonância com a definição provisória de discurso apresentada no link 1, é senso comum referirmo-nos a uma fala pública ou a uma fala extensa sobre determinado assunto como discurso, por exemplo. Não raro, também nos referimos ao discurso da mídia, ao discurso dos petistas (PT), dos democratas (DEM) e assim por diante.
Discurso, no entanto, para fins de estudos em Análise do Discurso, ultrapassa essas noções de senso comum, tendo sua conceituação relacionada a, pelo menos, quatro dimensões da linguagem: a linguagem como sistema, conhecimento, comportamento e arte.
Por que é importante mencionar essas dimensões da linguagem ao tratarmos de Análise do Discurso? Achamos que uma resposta possível é a seguinte: como todo o discurso se constrói pela linguagem, ou seja, materializa-se na linguagem, todos os discursos contêm – como parte de sua própria estrutura e identidade – elementos de cada uma dessas dimensões. E note-se que essa característica contribui para que o discurso seja um fenômeno altamente complexo, que desafia uma definição simples e direta, como mencionado anteriormente. Vamos, então, a uma visão panorâmica da 'linguagem como sistema', 'conhecimento' 'comportamento' e 'arte' . .