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psicologia da educação de surdos
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    4.1 A capacitação profissional do surdo

    Deve-se pensar a capacitação profissional da pessoa surda a partir da contextualização do mundo do trabalho, da realidade política-econômica-social do país. Segundo o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos atualmente esse contexto está marcado pela idéia da globalização onde o que é valorizado é a produtividade, a excelência, a qualidade total e a competitividade. Sendo assim, é imprescindível realizar programas que visem a capacitação para o trabalho.
    Nesse sentido o INES esclarece que a capacitação não deve ser compreendida como sinônimo de treinamento para fins de exercício de uma determinada tarefa ou atividade, mas como a real possibilidade de um domínio sobre o fazer, propiciando a oportunidade de entender o que acontece, porque acontece, e que conseqüência terá esse acontecimento. Além disso, capacitar deve significar prazer àquele que faz e com o que faz. A capacitação profissional, assim compreendida e abordada, possibilita ao surdo participar da sociedade, da construção da cultura e da cidadania.
    Desse modo, aponta para uma forma de capacitação não de modo isolado, mas desde quando o ser humano inicia suas relações com o mundo. Então, família, escola, órgãos municipais, estaduais e federais e comunidade surda devem caminhar juntos na oferta de programas que vissem capacitar os membros da comunidade surda. E isso é um grande passo, já que vivemos uma realidade de exclusão social.