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psicologia da educação de surdos
Relatos de professores e pais comentam a mudança de comportamento na escola e na família, descrevendo os surdos como mais felizes, menos irritados, mais calmos, mais atentos ao seu redor, interessados, curiosos, questionadores, exigentes de atenção, conversando e se comunicando, transmitindo idéias para a família e os colegas da escola conseguindo trocá-las de modo construtivo. Assim os alunos e os pais reiteram que o bilingüismo é a proposta pela qual desejam que seja conduzi­da a escolaridade.
A família passa a participar mais da educação do filho surdo, já que a escola bilíngüe propõe uma relação de diálogo entre escola e família, buscando construir coletivamente uma relação de troca de saberes, identificação de demandas e construção de propostas educacionais compatíveis com a realidade de seus alunos. Diferente da escola oralista onde a família e o surdo não tinham espaço para opinar e que chamava a família somente para colher informações para o enquadramento de suas propostas pedagógicas e/ou para denunciar comportamentos considerados irregulares tanto dos surdos como dos próprios familiares.