top
psicologia da educação de surdos






Esquecimento dos sinais caseiros

Conforme os surdos vão aprendendo a língua de sinais e começam a interagir na comunidade surda, observa-se um grande empenho por parte deles, para ter a fluência na língua de sinais e serem reconhecidos pela comunidade surda.
Esta, em geral, mostra-se rígida quanto a exigência do abandono dos sinais caseiros que são considerados ‘feios’, ‘errados’ e que ao surgir na comunicação, torna-se motivo de piadas e brincadeiras por parte da comunidade surda. Isso acarreta no abandono dos sinais caseiros, apontando para o movimento de esquecimento da linguagem familiar. Isso gera, em algumas situações, conflito na família de origem devido à mesma continuar utilizando os sinais caseiros.
Muitas vezes os pais não aceitam que o filho tenha abandonado a comunicação criada entre eles e, exigem que o filho continue se comunicando com os sinais caseiros. Na contrapartida, os filhos se negam a continuar utilizando os sinais caseiros e solicitam que os pais aprendam a língua de sinais para se comunicarem com eles. Esses conflitos acabam criando situações muito difíceis para pais e filhos.