O processo de identificação no surdo filho de pais ouvintes
Nesse aspecto temos que levar em consideração, conforme apontamos anteriormente, duas situações: o surdo filho de pais ouvintes que nunca teve contato com a língua de sinais e o surdo filho de pais ouvintes que teve contato com a língua de sinais.
A primeira situação: O surdo filho de pais ouvintes que nunca teve contato com a língua de sinais e com a comunidade surda. Ao analisar essa situação Martins (2003, p.51) diz que a identificação para com a família é um processo muito limitado. Isso ocorre devido aos surdos não terem acesso a língua de sinais e estarem submetidos a gestos caseiros que, conforme já estudamos, constituem-se de alguns gestos criados pelo surdo para se comunicar com a sua família. Esses gestos representam o concreto dos objetos e/ou das situações (por exemplo: gesto para comer, para ir ao banheiro, para tomar banho...), limitando muito a possibilidade de interação com os membros de sua família e com os membros da sociedade em que ele vive. Esses poucos gestos caseiros que o surdo utiliza para se comunicar, limita a conversa, tendendo a ser sempre curta e reduzida ao básico. Por exemplo: o surdo está com fome e faz o gesto caseiro de fome. A mãe prepara o almoço e dá para ele, que se senta e come. Não acontece um diálogo onde a mãe pergunta o que ele quer comer, se está gostosa a comida, se está salgada... Também não conta, na maioria das vezes, que aquela comida é a preferida de seu pai, que ela fez com bastante carinho, que faltou sal enquanto ela estava preparando e teve que sair correndo para ir até o mercado comprar o sal, que ficou irritada por que teve que ir ao mercado... Conseqüentemente, o surdo fica sem saber de todas essas informações. Simplesmente senta e come. Isso reflete a limitação que tem com o contexto que o circunda e com a falta de uma língua que lhe possibilite interagir com o meio. Esse pouco recurso de linguagem que possui – os sinais caseiros – mais as limitações de informações sobre si e sobre o outro, na maior parte das vezes, impossibilita que ele possa, segundo o autor, (se) contar, ou seja, contar a história de sua vida e/ou a história de sua família.