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psicologia da educação de surdos






Com o paradigma sócio-antropológico emergiu o reconhecimento da língua de sinais e de sua importância para a constituição psíquica do sujeito surdo. Conseqüentemente, os surdos têm seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e cultural garantido, possibilitando o pleno uso de seu potencial enquanto sujeito constituído psiquicamente por uma modalidade diferente e, não deficiente.
Com o resgate da língua de sinais os surdos passaram a se reorganizar enquanto grupo através das associações, clubes, etc. Paralelamente, os movimentos surdos que através da promoção de eventos, participação na luta pelos direitos das pessoas surdas a educação, saúde, trabalho... vêm nas últimas décadas se solidificando e promovendo um espaço cada vez maior na sociedade. Como saldo positivo, encontramos hoje:

1) Direito a receber educação na língua de sinais em várias escolas do Brasil e do mundo.
2) Escolaridade em ascensão, com reais possibilidades de terminalidade. Atualmente temos surdos concluindo ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior em várias áreas de conhecimento;
3) Aumento de surdos no mercado de trabalho seja através de concursos ou de contratos;
4) Maior inserção na sociedade (diversos segmentos);
5) Direito a intérpretes da LIBRAS em diversas situações;
6) Criação de leis que amparam os direitos das pessoas surdas; entre outros.

Direito a receber educação na língua de sinais em várias escolas do Brasil e do mundo.
Escolaridade em ascensão, com reais possibilidades de terminalidade. Atualmente temos surdos concluindo ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior em várias áreas de conhecimento;
Aumento de surdos no mercado de trabalho seja através de concursos ou de contratos;
Maior inserção na sociedade (diversos segmentos);
Direito a intérpretes da LIBRAS em diversas situações;
Criação de leis que amparam os direitos das pessoas surdas; entre outros.
Após um século de segregação a comunidade surda, apesar da desestruturação, conseguiu sobreviver e luta hoje por seus direitos. Prega que as crianças aprendam em língua de sinais, o que significa ser surdo; a história que outros surdos tiveram apropriando-se da sua língua, já que através do passado é possível se construir um futuro.