top
Metodologia de Ensino em Literatura Surda






O livro “ Patinho Surdo ” (Rosa e Karnopp 2005) conta a história de um patinho surdo que nasceu em um ninho de ouvintes. Ao reencontrar surdos e aprender com eles a Língua de Sinais da Lagoa, descobriu sua história de vida. O texto aborda as diferenças lingüísticas na família e na sociedade, além de apresentar a importância do intérprete na comunicação entre surdos e ouvintes. As ilustrações são em preto e branco e há um glossário ao final do livro.

Cinderela Surda ” faz uma releitura do clássico “Cinderela” e apresenta aspectos da cultura e identidade surda. O texto está numa versão bilíngüe, ou seja, as histórias estão escritas em português e também na escrita da língua de sinais (sign writing). As ilustrações acentuam as expressões faciais e os sinais, destacando elementos que traduzem aspectos da experiência visual. Nesse livro, as ilustrações ocupam uma página e a outra registra a história na escrita de sinais e na língua portuguesa.

Rapunzel Surda ” tematiza a aquisição da linguagem e a variação lingüística nas línguas de sinais. Quando nasceu, a menina surda foi raptada pela bruxa e viveu muitos anos presa e isolada em uma torre Diz o texto.
Isolada em uma torre, longe dos pais e do convívio com outras pessoas, Rapunzel tinha contato somente com a bruxa, que a raptara. Na história de Rapunzel, não há um ambiente lingüístico para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, não há usuários da língua, afinal a única pessoa com quem convivia era a bruxa; até que felizmente Rapunzel encontra o príncipe surdo. A partir disso, começa a se apropriar dos sinais. Diz o texto “A bruxa começou a desconfiar que alguma coisa estava acontecendo, pois Rapunzel de repente estava usando muitos sinais.” (p. 24).