top
Met de Ensino em Língua de Sinais como L2

Materiais e equipamentos – é importante listar o tipo de materiais ou ferramentas que as atividades propostas pelo professor requerem. Podem ser TV, vídeo, filmadora, retro projetor, cartazes, quadro negro, giz, figuras, fotos, livro didático, etc.

Procedimentos – cada atividade ou momento da aula pode exigir um tipo de procedimento, mas em linhas gerais uma aula pode ter um “aquecimento inicial” que serve para descontrair os alunos e “quebrar o gelo”, uma seqüência de atividades que promovam a apresentação de um item novo (quando for o caso), um momento de prática com os alunos em relação aos itens abordados, e por fim a oportunidade de os alunos usarem de forma criativa o que lhes foi apresentado. O professor pode promover atividades individuais, em pares ou em grupo. O fechamento da aula também é relevante pois “resume” os principais aspectos trabalhados na aprendizagem.

Avaliação – neste ponto busca-se saber se os objetivos foram alcançados. Ao especular se o seu aluno aprendeu o que foi proposto não precisa necessariamente ter um aspecto formal. Durante as aulas o professor vai sentindo o desempenho dos alunos. Lembre-se de dar oportunidade aos alunos que menos participaram através de perguntas diretas ou, no caso de seu aluno se sentir desconfortável, através de atividades lúdicas como o jogo e as dramatizações. Nesses momentos os alunos ficam mais descontraídos e não se sentem pressionados pelo “olhar” do professor.