8.1 Elaborando o plano de aula... Brown (1994: 396) esboçam alguns elementos que são comumente pensados na elaboração de um plano de aula, a saber: os objetivos gerais, os objetivos específicos, o material e equipamentos utilizados, os procedimentos, a avaliação, e as tarefas extra- classe. O plano de aula serve como uma “bússola” que lhe orienta o tipo de conteúdo a ser abordado e a direção que atividades devem seguir. Vejamos os itens no plano sugerido abaixo:
Objetivo geral – registre aqui o propósito mais geral da aula, identificando-o a partir de um tema ou de um aspecto comunicativo, lingüístico, cultural. “Aprender a dar direções e informações na LIBRAS”, “estudar os classificadores na LIBRAS” ou “entender os aspectos culturais da comunidade surda” podem ser um objetivo geral.
Objetivo específico – escreva explicitamente a resposta para a pergunta: o que eu espero que meu aluno aprenda nesta aula? Para não fracassar na hora de estabelecer os objetivos específicos lembre-se de estar certo daquilo que quer abordar em seu ensino, de não determinar mais do que possa trabalhar e, acima de tudo, de avaliar o desempenho dos alunos naquilo que foi proposto. Se o objetivo geral for comunicativo com o foco em como “aprender a dar direções e informações na escola na LIBRAS” os objetivos específicos podem ser:
- compreender a utilizar o uso correto do espaço na sinalização, - trabalhar o vocabulário específico do contexto escolar (ex. secretaria, direção, salas de aula, banheiro, refeitório, etc.), - fazer perguntas com os pronomes onde e qual com prática da expressão facial, - praticar maneiras formais e informais de solicitar informações em situações reais do uso da língua-alvo.