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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
7.3 Resumindo...
Nessa parte de nossos estudos foi apontado que os materiais didáticos, em especial o livro-texto, ocupam um lugar muito visível nas salas de aula de ensino de línguas. Os contextos de LIBRAS estão em processo de construção, e as publicações de livros são pouco variadas, mas ao adotar um livro didático sugere-se que se faça algum tipo de avaliação, conforme vimos nos critérios delineados. Veja-se que a sugestão de se fazer esta avaliação não deve ser um fim em si mesmo, ou seja, pensada isoladamente, pois de nada valerá se na sala de aula o uso dado pelo professor toma um rumo distinto. Além disso, o resultado de uma avaliação obtido através de guias/critérios não deve servir para apenas endossar ou rejeitar materiais, já que outras variáveis estão em cena, como por exemplo, “a qualificação dos professores que vão utilizar os materiais, as motivações e as atitudes dos alunos, as características do sistema educacional e os aspectos culturais da comunidade, a disponibilidade de recursos para oferecer aos alunos materiais suplementares, etc.” (Bohn, 1988: 303-304). Por último não se esqueça que na avaliação de qualquer material, as percepções do avaliador devem ponderar as características do contexto, ou seja, os objetivos do curso e as necessidades dos alunos para o aprendizado da LIBRAS.
No caso de você reformular ou criar seus próprios materiais lembre-se que tanto a organização quanto a diversificação do repertório facilitarão o preparo de suas aulas subseqüentes. Então, seja criativo e mãos à obra!