top
Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
6.7 Resumindo...
A partir da discussão das habilidades lingüísticas produtivas e receptivas, fizemos alguns paralelos com a LIBRAS, destacando as habilidades de sinalização e compreensão visual. Diversas formas de se trabalhar cada uma delas em sala de aula foi apontado, sugerindo-se atividades e técnicas variadas. O objetivo em se utilizar as teorizações de línguas orais serviu como ponto de partida, para partir daí, criar bases para ampliar e iluminar a discussão pensando as características peculiares do ensino LIBRAS. Além disso, refletimos sobre questões de ensino da datilologia, vocabulário, gramática, compreensão/produção em sinais, sobre o papel do português escrito e da escrita em sinais em contexto de LIBRASL2, ou seja, com o foco voltado para aprendizes ouvintes. Finalmente, uma listagem de jargões referentes às técnicas utilizadas para o ensino de línguas foi introduzida e definida com o objetivo de fazê-lo pensar formas de trabalhar aspectos lingüísticos da LIBRAS em sua sala de aula.