O lingüista Yorio (1976: 61) desenvolveu uma taxonomia elucidando as variáveis do aluno na aquisição/aprendizagem de L2/LE. Dentre os fatores destaca a idade, cognição, língua materna, insumo, domínio afetivo, e histórico educacional do aprendiz. Mesmo passado alguns anos depois de sua elaboração, a taxonomia tem elementos que podem ser confrontados com as atuais teorias e/ou modelos de aquisição de segunda língua. Além disso, é muito útil para o professor pensá-las em seu contexto de sala de aula, no sentido de entender a complexidade de fatores que englobam o processo ensino-aprendizagem de línguas.
Em relação ao primeiro item destacado por Yorio (op. cit.) está a idade e suas variáveis, já que há uma diferença na forma pela qual crianças, adolescentes e adultos aprendem uma língua em função dos aspectos biológicos, cognitivos e sociais. Além do período crítico defendido na aquisição de L1 (cf. Noam Chomsky), há um processo de maturação do pensamento (cf. Jean Piaget), relacionados aos níveis de abstração que se distinguirá dos indivíduos com diferentes idades.