VARIÁVEIS NO CONTEXTO DE ENSINO O contexto de ensino de línguas é atravessado por inúmeras variáveis. Nesta discussão será pontuado que o nosso conhecimento sobre as metodologias de ensino, bem como a compreensão de algumas teorias sobre o processo de aquisição/aprendizagem de línguas segundas e/ou estrangeiras precisa levar em consideração a complexidade da sala de aula. Veremos que nenhuma sala de aula é homogênea e/ou “ideal”. Para um estudo inicial, abordaremos fatores que marcam a heterogeneidade dos contextos de ensino-aprendizagem de línguas, como idade, nível de proficiência, e alguns estilos individuais de aprendizagem no sentido de estabelecer relações com os contextos de LIBRASL2. O foco é despertar em você, futuro professor de LIBRAS, uma reflexão sobre quem é o seu aprendiz e como este se relaciona com a aprendizagem da língua alvo.
O contexto de sala de aula é atravessado por inúmeras variáveis. Uma delas é a diversidade lingüística. Vimos na disciplina de Lingüística Aplicada que há uma resistência por parte de muitos professores em aceitar a heterogeneidade de línguas e culturas em sala de aula em função do mito do monolingüismo ou dos ideais de língua padrão. Ainda que o nosso foco seja a discussão do ensino da LIBRAS para ouvintes, o professor deve estar atento às diversidades, pois certamente atuará em contextos repletos de variedades e usos lingüísticos. Não há sala de aula “ideal”, homogênea – inclusive de ensino de L2/LE. Ainda que testes de nivelamento (que tentam “medir” o nível de conhecimento lingüístico do aluno) possam ser utilizados, outras variáveis estarão presentes.