top
Met de Ensino em Língua de Sinais como L2






3.1 Escopo de investigação

O processo de aquisição/aprendizagem de L2/LE é fenômeno bastante complexo, pois há nele uma variedade de fatores. Por exemplo, idade, gênero, interesse, aptidão, e fatores sócio-psicológicos como motivação, personalidade, atitude, estilo cognitivo, estratégico são de suma importância para se compreender se ocorre e como ocorre a aprendizagem pelos alunos. Essa pletora de variáveis não permite respostas fáceis ou seguras sobre o assunto...

Diferentes pesquisadores têm dado inúmeras interpretações em suas pesquisas, especificamente quanto ao entendimento dos termos aquisição e aprendizagem. Krashen (1981), por exemplo, define aquisição como o processo “subconsciente”, onde a língua se desenvolveria informalmente sem a necessidade de instrução. É o entendimento do processo de aquisição da nossa língua materna. Já o segundo termo está relacionado com o processo “consciente” de se estudar uma dada língua.
Na aprendizagem pressupõe-se um ensino formal enquanto que na aquisição a língua é adquirida naturalmente. Krashen (op. cit.) faz a distinção entre os termos, pois entende que o processo de segunda língua deve seguir os mesmos moldes da aquisição da primeira, sendo desnecessário o ensino da gramática e correção de erros. Veremos, mais adiante, um pouco mais sobre as hipóteses sustentadas por Krashen (op. cit.). Por ora, é importante dizer que não é há definições simples para o entendimento de aquisição e aprendizagem, podendo significar coisas diferentes para diferentes pessoas, e por isso serão usadas, no decorrer deste material, como termos sinônimos e intercambiáveis.