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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2







O QUE É APRENDER LÍNGUAS?

Serão abordadas, nesta unidade, algumas questões que compõem o complexo processo de aprendizagem de línguas. Primeiramente, os termos aquisição e aprendizagem serão definidos, e em seguida será esboçado o escopo de investigação e as grandes perguntas da área de aquisição de L2/LE. Por fim, três modelos de aquisição serão abordados: o modelo inatista, cognitivo e o sócio-construtivista. O estudo da unidade traz expansões para pensarmos a aprendizagem da LIBRAS por ouvintes, e estimula a idéia de que o professor deve constantemente teorizar as questões de sala de aula, estabelecendo elos entre seu ensino e suas teorizações com a sua prática e a aprendizagem do aluno.

Vimos, no capítulo anterior, que as metodologias de ensino foram formuladas e idealizadas para contornar e tentar resolver problemas de ordem prática. Ainda que “limitadas”, pois não dão conta de outras variáveis condizentes com as diferenças individuais e contextuais, as metodologias são orientadas e pautadas em teorias de aquisição/aprendizagem de línguas, pois na história do ensino de línguas a busca tem sido em encontrar formas para promover uma aprendizagem mais eficiente para um número maior de aprendizes. É nessa direção que várias disciplinas têm segmentado a questão e sugerido aos professores distintas opiniões para se alcançar este objetivo.