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O psicólogo educacional aconselhou: “olhe para o que os princípios da instrução da língua(gem) se sustentam”, e nós [professores] experimentamos mais conscientemente com os vários modelos educacionais. O lingüista descritivo aconselhou: “olhe para uma melhor descrição da estrutura da língua(gem)”, e nós experimentamos com formas alternativas de descrição da estrutura lingüística. O sócio-lingüista aconselhou: “ensine a língua(gem) através do seu uso funcional”, e nós experimentamos com a substituição do nosso ementário lingüístico formal para um ementário funcional objetivado em projeções das necessidades comunicativas dos aprendizes. Os especialistas em desenvolvimento da língua(gem) infantil aconselharam: “olhe para o modelo natural de aquisição de língua(gem)”, e nós experimentamos com as mudanças ao conduzir a instrução em conformidade com o que ali é encontrado”. Os humanistas aconselharam: “centralize o seu ensino no aprendiz e ensine a língua como um todo”, e nós começamos a experimentar mais conscientemente com as formas que refletem esta visão... (Celce-Murcia, 1991a: 23) [tradução e ênfase minhas]. |