top
Met de Ensino em Língua de Sinais como L2







Nesta disciplina, o termo metodologia será utilizado para se referir ao “estudo das práticas pedagógicas de uma forma mais abrangente”, ou seja, o estudo dos métodos de uma forma geral (Brown, 1994: 51). Abordagem é empregada como um conceito mais abstrato, indicador de um conjunto de pressupostos, crenças e princípios teóricos sobre a natureza da língua(gem) e da aprendizagem (Brown, 1994: 51). Almeida Filho (1997a), na mesma linha de raciocínio, expande o conceito, afirmando que abordagem é a filosofia de ensinar, ou seja, “a orientação do fazer do professor”, e, por ser constituída por idéias mais abstratas, se mobiliza a orientar não somente os métodos empregados para promover a experiência com e na língua alvo, mas todos os outros elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, a saber, o planejamento curricular, os materiais, a produção/extensões das aulas e a avaliação.

Por ora vejamos o esquema hierárquico proposto, em 1963, por Edward Anthony e refinado por Brown (1994: 51).

Vejam que na hierarquia proposta acima, dois outros termos estão inter-relacionados: método e técnica . Método diz respeito a “um plano geral de apresentação sistemática da língua baseado em uma abordagem” e técnica seriam “as atividades específicas manifestadas na sala de aula que são consistentes com o método e, portanto, também em harmonia com a abordagem” (Brown, 1994: 48). Explica-se daí porque métodos distintos podem pertencer a uma mesma abordagem.