Em linhas gerais, pode-se afirmar que as metodologias de ensino de línguas orais têm oscilado entre uma abordagem cujo foco é no uso da língua e noutra com o foco na forma. Dentro destas duas visões antagônicas é delineado o campo investigativo de ensino e aprendizagem de línguas e no qual um panorama geral dos inúmeros métodos será introduzido posteriormente. Você deve estar se perguntando a esta altura: (1) qual a diferença entre abordagem e metodologia de ensino? E, (2) o que significa uma abordagem com foco na forma e outra com foco no uso da língua? Vamos por partes.
As terminologias na literatura especializada de ensino de línguas têm sido alvo de inúmeras discussões e até confusões. Todo o conceito passa por releituras e refinamentos teóricos, e neste sentido torna-se dependente das significações elaboradas por cada pesquisador. Você poderá encontrar definições distintas ou equivalentes sobre um mesmo termo. Pense, por exemplo, sobre as inúmeras definições na lingüística sobre o significante língua... É para evitar algumas ambigüidades <glossário6> e possíveis mal entendidos que se torna relevante, antes do início de qualquer discussão, pontuar e situar o entendimento (sempre provisório!) dos conceitos utilizados.