top
MEN em LIBRAS como L1
O Brasil ainda não tem uma proposta curricular oficial para o ensino de LIBRAS. Entretanto, devemos considerar que as várias escolas de surdos brasileiras têm procurado solucionar esta questão construindo seus programas de forma a atender as necessidades locais. Estas experiências devem ser socializadas para que seja possível elaborar propostas e programas mais adequados ao ensino de LIBRAS.

A escola onde você trabalha tem um programa para o ensino de LIBRAS? Converse com seus colegas a respeito dos programas de ensino de LIBRAS de suas escolas.

Uma proposta curricular para o ensino de LIBRAS deverá estar refletida no Projeto Político-Pedagógico da instituição educacional. Isto significa que a língua de sinais não pode ser uma disciplina isolada do contexto no qual está inserida, pois faz parte do corpo de conhecimentos trabalhados nas escolas. Como língua de ensino das escolas de surdos e das turmas de surdos das escolas inclusivas, a língua de sinais deve ter um caráter interdisciplinar e ser compromisso de todas as áreas de conhecimento, embora sua sistematização ocorra na disciplina de LIBRAS.