top
MEN em LIBRAS como L1
Mas o que significa sistematizar o ensino de LIBRAS?

Ao sistematizar o ensino de LIBRAS, o professor organizará um programa para o aprendizado da língua de sinais considerando o objetivo principal do ensino da língua de sinais como língua materna que é o de desenvolver a competência comunicativa dos alunos surdos.

Compreendemos competência comunicativa em LIBRAS como a capacidade de empregar de forma adequada a língua de sinais brasileira nas diversas situações comunicativas em que a pessoa estiver envolvida, seja utilizando a língua sinalizada ou a escrita e leitura de sinais.

Sistematizar o ensino de LIBRAS significa, então, organizar um programa de ensino de acordo com o objetivo citado e propor conteúdos, estratégias e métodos de ensino para alcançar este objetivo, selecionar materiais e recursos de ensino que facilitem a aprendizagem do aluno surdo e eleger critérios de avaliação adequados às especificidades da língua de sinais, nos diversos níveis de ensino da Educação Básica. Para isso, o professor deverá, também, considerar sua realidade de trabalho, ou seja, as características da escola e o contexto onde ela está inserida, a série/ano, o nível de proficiência em LIBRAS dos alunos surdos.

Vimos no texto da Unidade II que o nível de proficiência dos alunos surdos em LIBRAS é um fator importante a ser considerado no momento de elaboração de programas de ensino. Sabemos, também, que na sala de aula convivem alunos com diferentes níveis de competência lingüística, vindos de contextos comunicativos, culturais e sociais diversos. Por isso, o currículo e os programas de ensino de LIBRAS precisam ser flexíveis, abertos e constantemente reavaliados.