top
MEN em LIBRAS como L1






Muitos professores também não têm formação adequada para o ensino, com escolaridade em nível de Ensino Médio. Algumas instituições de ensino têm optado por fazer uma formação em serviço, ou seja, em reuniões periódicas com a coordenação da escola para discussão e construção de uma proposta de ensino de LIBRAS. Até pouco tempo atrás, a FENEIS foi a única instituição que formava profissionais para o ensino de LIBRAS – os instrutores e monitores – e, mais recentemente, em convênio com o Ministério da Educação – MEC, os multiplicadores, com o objetivo de auxiliar na formação dos instrutores de LIBRAS em vários Estados.

Você passou pela experiência de ser Instrutor, Monitor ou Multiplicador de LIBRAS? Reflita sobre esta experiência e compartilhe com os colegas no FÓRUM.

Desta forma, quando a LIBRAS foi regulamentada pelo Decreto nº 5626/2005, as instituições de ensino se depararam com a falta de profissionais formados e qualificados para preencher as exigências legais. Poucos surdos tiveram acesso ao nível superior e, embora o curso de Pedagogia tenha sido um dos preferidos pelos estudantes surdos, a abordagem era direcionada a alunos ouvintes e nem todos contaram com um Intérprete de Língua de Sinais durante o curso.