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MEN em LIBRAS como L1






UNIDADE 3 - Refletindo sobre as práticas atuais de ensino de língua de sinais

O contexto brasileiro atual e a formação de professores surdos

Nós já vimos que ensino da língua de sinais nas escolas brasileiras é muito recente. Embora existam professores surdos em algumas escolas de surdos já há alguns anos, suas atividades nem sempre estão relacionadas ao ensino sistemático da LIBRAS, muitas vezes atuando como coadjuvantes dos professores ouvintes regentes, localizados em turmas de Educação Infantil e Séries Iniciais Em muitos casos, a atuação destes professores é limitada a aulas de Informática e Literatura, com poucas incursões no ensino sistematizado da LIBRAS como disciplina curricular, tal como o Português ou o Inglês, por exemplo. A função destes professores também abrange o ensino de LIBRAS para ouvintes da comunidade escolar. Também não há um programa de ensino que considere a LIBRAS como disciplina curricular, implicando na falta de objetivos, conteúdos e metodologias apropriados. Como os professores surdos se colocam diante desta problemática? De que forma tornar possível o ensino de LIBRAS para os alunos surdos nestas condições?

Você já teve alguma experiência no ensino de LIBRAS em uma escola? Com base na sua experiência, você concorda com o que foi exposto até agora nesta Unidade? Converse com colegas que passaram pela mesma experiência e discuta no FÓRUM.