Observações sobre o resultado do trabalho de pesquisa em informática com as crianças da Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico
Depois de realizar as primeiras atividades de introdução à apropriação do uso da tecnologia computador e da ferramenta Sign Writer para a ELS detectou-se a necessidade de proceder algumas alterações na abordagem, pois a resposta não estava sendo satisfatória. O programa utiliza apenas o teclado o que torna demorada a procura pelo signo correspondente. Não é colorido, nem usa o mouse, resultando mais dificuldade de usar do que o programa SW-Edit. A ansiedade das crianças em usar pela primeira vez o computador demandou que adiasse o início da aquisição do SignWriting e utilizasse um programa mais lúdico que exigisse menor concentração, o programa Paint veio preencher essa demanda. Na segunda tentativa enfatizamos as interações inter-pessoais e as colaborações em duplas e em grupo. Com as trocas entre duas ou mais crianças as aprendizagens começaram a fluir, o ritmo se acelerou resultando que os obstáculos repartidos foram minimizados. Essas trocas se mostram de fundamental importância, pois possibilitam vivenciar o conflito de idéias e a diversidade em um ambiente que favorece a compreensão de que há que encontrar um consenso e ceder espaços, valorizando as contribuições individuais para a construção do objetivo comum. Como anteriormente já destaquei a metodologia procurou considerar aspectos do sócio-construtivismo favorecendo a interação e as trocas. Também provocaram o descentramento da figura do professor e substituíram o clima de disputa, pela posse da nova tecnologia, por um clima de solidariedade entre os colegas.