top
Educação de Surdos e Novas Tecnologias
         
 
Para além de seu significado especializado em informática, a noção de interface remete a operações de tradução, de estabelecimento de contato entre meios heterogêneos. Lembra ao mesmo tempo a comunicação (ou o transporte) e os processos transformadores necessários ao sucesso da transmissão. A interface mantém juntas as duas dimensões do devir: o
movimento e a metamorfose. É a operadora da passagem.
Cada nova interface transforma a eficácia e a significação das interfaces precedentes. É sempre questão de conexões, de reinterpretações, de traduções em um mundo superlotado, misturado, cosmopolita, opaco, onde nenhum efeito, nenhuma mensagem pode propagar-se magicamente sempre igual a si mesma, mas, pelo contrário, deve passar pelas torções, manipulações e reescritas das interfaces.
Enquanto vocábulo especializado, a palavra "interface" designa um dispositivo que garante a comunicação entre dois sistemas informáticos distintos ou um sistema informático e uma rede de comunicação. Nessa acepção do termo, a interface efetua essencialmente operações de transcodificação e de administração de fluxos de informação. O modem (modulador - de modulador) é um exemplo de interface simples.
Ele transforma sinais binários dos computadores em sinais analógicos aptos a viajar através da linha telefônica clássica. È graças a estas interfaces digitais/analógicas - os modem - que computadores podem comunicar-se com os humanos.