top
Educação de Surdos e Novas Tecnologias
         
 
O tema da surdez motivou, ao longo da história, pesquisas das mais diversas. Nem sempre o progresso dos conhecimentos significou uma melhora no bem-estar dos surdos.
Os objetivos propostos, os meios empregados e os resultados obtidos precisam ser avaliados tanto no plano científico como no plano ético.
Depois de alguns séculos, certas causas curáveis da surdez têm tratamentos eficazes. Porém, a luta contra a surdez não pode ser reduzida à luta contra uma doença: ela coloca em pauta a identidade individual e social do surdo e justifica as resistências que se opõe a normalização.
Além disso, esses recursos não podem apagar nem justificar os erros, às vezes fatais, a obstinação, o sadismo de certas práticas, os milagres dos charlatães.
A aparição do telefone TDD foi, para os surdos, uma verdadeira revolução, seu ancestral foi um aparelho chamado Optilogue . .
Esse outro constava de um cilindro que, contrariamente ao telégrafo que recorria a um código de sinais sonoros, transmitia as letras, por partes, que iam formando uma palavra. Cada toque correspondia a um fragmento da letra.  Ele se destinava a estabelecer comunicação à distância com os surdos que viviam isolados Olha só