1.2 O papel do professor como mediador de aprendizagens ParaVygotsky a linguagem é o veículo primordial da mediação. É com a comunicação lingüística que o homem ressalta aquilo que é importante em seu contexto social. O que é importante numa sociedade é algo que foi construído ao longo da história de uma comunidade, esse algo pode não ser importante para outro grupo social. O homem sente e percebe aquilo que está à sua volta, mas o sentido se dá num movimento de significação social e partilhada que lhe permita representar o real (as coisas) por meio de um sistema sígnico (por exemplo, as línguas orais e escritas). Vygotsky também criou uma analogia interessante que é central na sua teoria da mediação. Escreveu que assim como o homem utiliza ferramentas físicas no seu trabalho (um martelo, uma agulha, por exemplo) ele também utiliza ferramentas psicológicas para o trabalho de natureza mental (o desenho, o mapa, a língua de sinais, a escrita, a linguagem oral, os números). Assim o homem inventou as linguagens – sistemas de representação criados conforme a necessidade que tinha. Sistemas verbais, com estruturação complexa e convencionalizada como as línguas faladas e as línguas de sinais e muitos outros sistemas como o desenho, e a música.