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Didática e Educação de Surdos
A transgressão do professor surdo é muito presente e vai mudar, durante o ensino aos surdos, as normas da modernidade tradicional e da teoria critica que visam as posições dominantes e trazer para perto do surdo a diferença. E ao mesmo tempo, esta Didática auxilia no ensino e na compreensão da vida. Os surdos não pretendem modificar o conhecimento da humanidade referente à forma didática, mas viver as suspeições de estar comprometidos em não modificar o comportamento cultural, mas em deixá-lo ser. Deixar que a cultura surda fosse o espaço de construção, de identidades, de trajetória histórica.
Então planejar o ensino didático ao surdo. Como planejar? Há planejamento diferente? Como é ele? Esta unidade visa introduzir no planejamento, no modo de produzir educação na visão cultural.
Corazza diz que “a prática do planejamento de ensino pode ser reconcebida pelas escolas críticas de educação de professores, como uma das estratégias políticas de suas lutas culturais” (1997, p. 104). Queremos dizer que na educação de surdos podemos usar o planejamento de ensino como uma estratégia e contestação para as nossas lutas pela cultura surda.