top
Didática e Educação de Surdos






Unidade 4 - A Didática surda como planejamento do ensino

Propor uma Didática surda ao jeito de ensinar da humanidade, no ensino ao surdo, muitas vezes é desconhecido. Temos a impressão de que a Didática surda tende a desconstruir grande parte do conhecimento humano. Não é bem assim, ela visa contribuir. Se ela critica a Didática formulada na teoria moderna que remete ao ensino do jeito do ouvinte, também visa construir na forma cultural surda. Pois é a este ato de planejar diferente, a isto que estamos nos referindo.
A pesquisadora surda, Reis (2006) refere sobre a transgressão pedagógica do professor surdo. Ela deixou claro isto quando refere que o professor surdo realiza uma Didática diferente. A transgressão pedagógica acontece ao planejar diferente no jeito de ensinar. O que ela estava dizendo? Simplesmente estava dizendo que é evidente que os professores surdos acham necessário desconstruir e construir do jeito surdo a prática Didática. Esta desconstrução no entender do professor surdo é o jeito de ensinar que melhor aproxima o conhecimento do sujeito surdo e que faz dele um sujeito que desenvolve atitudes próprias diante da vida e independência do ouvinte. É a Didática na forma cultural própria.
Mas o que é transgredir? Significa não fazer didática como os ouvintes fazem do nosso jeito, surdo. Significa de ensinar de forma cultural, dessa forma acrescentando aos temas referentes ao ensino que é patrimônio da humanidade e, além disto, estender o conhecimento também a nossa diferença surda.