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Didática e Educação de Surdos
         
 
Atentamos para que nem sempre devamos referenciar a Didática como algo pronto, ou que contenha meios que devem ser seguidos, devemos sempre seguir às necessidades dos novos tempos. Ou seja, atravessamos por umas teorias diferentes em seus diferentes tempos e espaços. E é importante conhecer e nos situar teoricamente.
É assim queremos fazer num quadro abaixo para desenvolver cada item em algumas idéias teóricas para depois podermos melhor explicar ambos. O quadro é muito bom, é como exemplos em que se percebe que as teorias tradicionais se diferem das críticas que por sua vez também se diferencia da pós-moderna.
E segue o quadro de Silva mostrando estas diferenças teóricas da Educação.
Vamos delinear a partir de agora as concepções das diferentes teorias sobre a Didática, pairando em tempos remotos e próximos. O questionamento que aplicamos é sobre é como uma determinada teoria concebe o planejamento. O que norteia o ensino nesta teoria? Como o professor deve planejar para os alunos aprenderem de acordo com esta determinada teoria? O que deve persistir no planejamento didático desta teoria, por exemplo: o controle sobre o que o sujeito aprende ou para a construção do conhecimento como motivação política e de identidades? Estas questões são norteadoras e devem ser debatidas e entendidas por aqueles que fazem parte da formação docente.