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Didática e Educação de Surdos
         
 
Antes do surgimento do pensamento propulsor do Comenius, a educação era tida como sádica, como uma punição para os estudantes não oferecendo noções rudimentares para uma cidadania plena na sociedade. Para ele, os estudantes poderiam aprender e contribuir com o seu conhecimento, não como um simples espectador, ele diz “deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer”.
Comenius, em seu livro Didática Magna, disse que a infância é o ponto de partida, o princípio de tudo, segundo Narodowski que analisou a Didática Magna.
Também encontramos no discurso comeniano sobre a importância da aliança escola-familia, a qual implica diferenciação de espaços da educação, uma não interfere na outra, o espaço da casa família, o espaço da escola, são apenas articuladas, Comenius diz “a cada qual as suas coisas”.
Comenius dá relevância para o papel do educador, para o pedagogo, para o professor, como o mais importante intelectual no contexto da sala de aula, mas segundo Narodowski (2004, p. 89):
 
é um intelectual vigiado pela configuração discursiva que determina as atividades de ensino por cuja execução ele é inteiramente responsável. Por isso, o método é algo que não pode ser deixado ao acaso; mas, nem tampouco, às decisões individuais baseadas no livre arbítrio daqueles ensinam.