top
Didática e Educação de Surdos
         
 
Quando pensamos em uma instituição escolar em que todos são respeitados com peculiaridades, aptidões, limites, em que se acredita que se deve ensinar a todos sem distinção e sem dogmas da diferença cultural, têm uma visão moderna no campo da educação, ou seja, somente neste século que temos acesso a educação sistematizada apesar de Comenius ter tido esta idéia predominante há vários séculos atrás.
Comenius realizou sistematização de ensino, de práticas educativas, que segundo ele segue os princípios naturais, foi ele que advertiu sobre o processo de aprendizagem de crianças, que até então tinham que aprender igual a adultos, que eram tidos como adultos em miniatura, constituindo assim um Currículo que leve em conta o processo de ensino-aprendizagem.
O principio norteador da obra de Comenius, Didática Magna é “Ensinar tudo a todos” que segundo Narodowski (2004, p. 25 e 26) constitui uma utopia. Utopia esta que é uma idealização pansófica, em que Comenius idealiza uma educação em que todos educadores devem “ensinar tudo a todos”.
Com o surgimento desta idéia predominante na obra do Comenius, que ele exigiu a ruptura com a Igreja Católica que até então dirigia escolas destinadamente a elite burguesa abrindo espaço para o ensino a todos os seres humanos, não importando a origem.
Ensinar tudo a todos incluía até os deficientes e as mulheres, que até então eram excluídos da educação.